Nossos
Conteúdos

Artigo: Ainda preciso levar minha empresa para nuvem pós-crise da saúde?

Como é de conhecimento de todos, o covid-19 está sendo uma das maiores crises mundiais da saúde, o própria Diretor-geral da OMS Tedros Adhanom, declarou como "a maior crise sanitária mundial da nossa época". Muitos perderam conhecidos, amigos e familiares o que é muito triste, mas graças a Deus estarmos em queda nos números de casos e de óbitos, apesar de tudo ainda ser incerto quanto ao futuro.

Bem, o quê eu vim falar aqui é, se após a “passagem” do covid-19 as empresas que não conseguiram ir para nuvem ou não acharam necessário ir para nuvem, se elas realmente deveriam migrar para o modelo de computação em nuvem (cloud computing) ou manter suas operações no ambiente local (on-premise).

Pois bem, independente de como essas empresas conseguiram passar ou estão passando este momento quanto à forma de acessar seus dados remotamente, a computação em nuvem é uma opção que precisa ser considerada e deveria estar nos planos de qualquer empresa, principalmente as pequenas e médias empresas.

 

"As pequenas e médias empresas precisam considerar a computação em nuvem dentro do seu planejamento estratégico."

 

Várias empresas foram pegas de surpresas da noite para o dia e muitas delas não estavam preparadas para uma mudança de jornada computacional, uma boa parte já olhava para nuvem como uma alternativa, mas acredito que essas empresas tiveram alguma dificuldade em iniciar um projeto de migração para nuvem em plena pandemia. É muito comum termos receio quando falamos em mover dados de um lado para outro mesmo quando estamos em céu de brigadeiro, imagina em plena crise.

Agora, como entender se minha organização está preparada para essa jornada? Como devo me planejar? Será que realmente  preciso ir para nuvem mesmo no pós-crise? Como faço para mover meus dados para nuvem com o menor impacto para minha operação? E o custo? Devo migrar para uma nuvem pública ou privada? São muitas perguntas e dúvidas, que felizmente temos as respostas.

Então vamos lá:

Um dos grandes riscos na jornada para nuvem é justamente não conhecer as características de projetos do ambiente local (on-premise) versus computação em nuvem (cloud computing). É comum vermos algumas empresas fazendo essa jornada sem ter passado por alguma experiência recente, ou seja, sem essa experiência a tendência é que o projeto de cloud seja tratado da mesma forma que um projeto on-premise, e muitas vezes frustrando a organização pelo insucesso do projeto. Para evitar esse risco, o ideal é que sua organização desenhe o projeto a quatro mãos, com parceiros especializados, esses parceiros vão conseguir rapidamente responder qual nível de maturidade que sua empresa estar para migrar suas cargas de trabalho para nuvem, seja numa única etapa ou em várias etapas.

E o planejamento? Pois bem, tudo começa por aqui, e uma das primeiras ações é realizar um alinhamento interno das necessidades da empresa a nível de posicionamento estratégico com essa mudança para nuvem, para identificar o que realmente necessita e pode ser migrado, para não migrar estruturas desnecessárias ou desalinhada com as expectativas da empresa. Na questão mais técnica, é muito importante ter uma visão da estrutura como um todo, como a quantidade de servidores e configurações, softwares (quais e status de seus contratos), banco de dados, file server, topologia de rede, política de backup, política de segurança, entre outros pontos.

Se sua empresa não teve a oportunidade de ir para nuvem, acredito que no pós-crise possa ser um bom momento. A computação em nuvem lhe trará grandes benefícios, até posso citar alguns:

    1. Disponibilidade - Acessar os dados e aplicações 24x7, de qualquer lugar;
    2. Agilidade – Provisionar novas cargas de trabalho de forma automática e escalar suas aplicações em questões de minutos;
    3. Segurança – Ter maior segurança para seus dados, são poucas empresas que conseguem manter um nível de segurança como os grandes players de cloud, como a Azure, AWS, GCP, IBM Cloud e Oracle Cloud Infrastructure OCI.;
    4. Economia – Reduzir custos com infraestrutura local;
    5. Escalabilidade - Crescer sua estrutura de TI de acordo com as suas necessidades de momento.

Um dos grandes problemas nos projetos de cloud é como mover os dados locais e aplicações para nuvem, aqui vou focar apenas na movimentação dos dados. É muito importante mensurar a volumetria dos seus arquivos e principalmente dos bancos de dados. Muitas vezes para termos uma replicação dos bancos de dados necessitamos de janelas maiores e quando não temos essa possibilidade, a melhor opção é ter links diretos com os provedores de cloud. Uma boa comunicação facilitará e muito a sua movimentação de dados on-premise para cloud, ajudará também a ter uma baixa latência, proporcionando uma boa experiência aos usuários de sua organização. Um outro ponto muito importante são os testes dos dados migrados, essa fase da validação dos dados é crucial para o sucesso do projeto, nunca tente entrar em produção sem exaurir todos os testes principalmente o de aplicação e banco de dados junto com os usuários.

Com tudo isso os meus custos devem ir para as alturas, certo? Muito provavelmente não, mas para que isso não aconteça, você precisa entender que não é qualquer nuvem que lhe trará os melhores benefícios, eu costumo dizer que a camisa que você estar usando neste momento não necessariamente será a mesma que seu amigo usará, ou seja, o seu parceiro de nuvem saberá identificar qual a melhor nuvem para sua empresa, qual nuvem será mais aderente ao seu business e ao seu orçamento. Às vezes empresas de menor porte sobem pequenas cargas de trabalho em 1 ou 2 servidores virtuais, com alguns TB de armazenamento, e não sabem que possuem muito tráfego de saída de dados (outbound), e acham que vão gastar quase nada, até que não gastariam se escolhesse a nuvem certa. Tomem bastante cuidado com esses pequenos detalhes, pois eles poderão inviabilizar seu negócio em poucos meses de uso na nuvem.

 

"Você poderá fazer por conta própria, mas um parceiro lhe trará tranquilidade para encarar essa jornada."

 

E qual modelo de nuvem devo ir? Pública ou Privada? Como venho falando, o seu parceiro rapidamente identificará qual o modelo ideal para seu negócio. O que posso dizer é que a grande maioria das empresas em especial as pequenas e médias, irão para nuvem pública, até porque é o primeiro caminho para que possam se “aventurar” na nuvem, são mais acessíveis e com menor custo de investimento em relação a uma nuvem privada por exemplo. De acordo com o Gartner a nuvem pública crescerá 17% e terá o maior crescimento em 2020. Já a nuvem privada, geralmente são utilizadas por grandes empresas, mas há empresas que por causa do seu modelo de negócio terminam criando sua própria nuvem privada. De acordo com o estudo da TBR com empresas de mais de 1.000 funcionários, mostrou que 30% delas pensam em criar suas próprias nuvens privadas.

Para finalizar, ainda devemos continuar convivendo com a pandemia por um por tempo, contudo nossos negócios precisam sobreviver a tudo isso, e o modelo computacional em nuvem pode ser uma boa alternativa. Agora, se você aceitar um conselho eu diria o seguinte: Não comece essa jornada para nuvem porque o seu concorrente foi ou porque está na moda, escolha ir para nuvem porque o seu business tem total aderência a computação em nuvem.

Eu sou Luciano Santana, Co-Funder at GONube | Dir. Comercial e apaixonado pela TI há mais de 30 anos.

www.linkedin.com/in/luciano-santana-cloud

 

 

 

gonub depoimentos
Nosso trabalho
reconhecido por eles

Acompanhe os depoimentos de alguns clientes e parceiros que confiaram em nosso trabalho