Nossos
Conteúdos

E-book – Estou na nuvem, e agora?

Saber administrar sua presença na nuvem é fundamental.

Agora que você está na nuvem, precisa ter alguns cuidados para não ter surpresas. Apesar de ser um ambiente seguro, a nuvem requer uma boa gestão para garantir o funcionamento do seu ambiente. Ter o conhecimento e poder aplicar as melhores práticas, fará com que seu ambiente esteja sempre seguro e disponível 24h por dia. Outro ponto importante é que, quando sua empresa já está na nuvem o controle dos custos e a facilidade de acesso a recursos da cloud poderá gerar um crescimento insustentável e sobrecarregar os custos da empresa.

Fique atento aos 5 itens abaixo:

1. Manutenção Preventiva

2. Segurança

3. Redes

4. Monitoramento

5. Backup

1. Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é o processo de revisão sistêmica que deve ser realizado no ambiente cloud de forma periódica, tendo como objetivo a redução de falhas. A inspeção, permite organizar janelas de manutenção, para correção rápida de um possível problema no futuro. Diferente da manutenção corretiva que é pontual, a preventiva é periódica e sistêmica. Seu processo é previamente elaborado para que não atrapalhe a disponibilidade do ambiente cloud. Não esqueça por exemplo de realizar as aplicações de patch.

02. Segurança

Quando falamos em segurança da informação, a computação em nuvem oferece inúmeras vantagens às empresas, pois a infraestrutura dos seus Datacenters possuem diversas certificações para garantir a segurança e disponibilidade dos mesmos. Apesar da vulnerabilidade do meio virtual, devido aos ataques, às interceptações e às modificações que rondam os dados, é possível garantir que as informações da empresa fiquem protegidas. Nesse caso, é essencial que os gestores elaborem estratégias para garantir a segurança do ambiente, sobretudo porque os riscos existentes e que podem gerar prejuízos maiores. Vale também salientar que precisamos estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD). A Cloud nos oferece diversas tecnologias para nos ajudar nesse processo. O Firewall é um dos pontos chaves que você deve considerar e configurar na nuvem, junto aos outros itens de segurança recomendados como boas práticas.

Um ponto a levar em consideração é segurança dos servidores, que podem ser protegidos através do firewall, podemos utilizar o firewall da plataforma cloud ou adquirir como serviço, em forma de appliance ou software rodando em cima de um servidor virtual, alguns fatores essenciais que o firewall pode nos beneficiar são:

  1. Anti-Malware;
  2. IPS/IDS;
  3. Controle de Aplicações;
  4. Web Application Protection;
  5. Integrity Monitoring;
  6. DDOS.

Outro item interessante quando falamos de segurança é a criptografia de todos os dados associados a um aplicativo, banco de dados ou serviço de nuvem, seja em repouso ou em movimento. Também podemos utilizar em servidores Linux o SELINUX, que é uma arquitetura de segurança para sistemas Linux, que permite que administradores tenham maior controle sobre as permissões, restringir 03.Segurança ao máximo os privilégios de usuário (inclusive o root), reforçando, assim, a proteção de usuários, arquivos e processos inseridos no sistema Linux.

Continue lendo, baixe o nosso e-book completo: https://conteudo.gonube.com.br/ebook02

gonub depoimentos
Nosso trabalho
reconhecido por eles

Acompanhe os depoimentos de alguns clientes e parceiros que confiaram em nosso trabalho