Nossos
Conteúdos

Artigo: Posso ter uma ARQUITETURA FERRARI na cloud que caiba no meu orçamento?

Você está buscando uma arquitetura Ferrari para sua cloud sem gastar o preço de uma Ferrari? Saiba que é possível, mas para isso você precisa entender que chegar a esse nível de arquitetura é muito importante ter uma equipe que entenda a sua real necessidade, para entregar a melhor arquitetura com o menor custo possível.

Vejo muitas empresas reclamando dos custos mensais de sua cloud, empresas voltando dessa jornada de cloud para ambiente local (on-premise), e nem sempre é por questões apenas financeira. Apesar de alguns players de cloud garantir a previsibilidade financeira dos projetos em cloud, se o entendimento que você teve do seu ambiente foi equivocada, você não irá conseguir entregar uma arquitetura Ferrari, e ainda terá além de um alto custo mensal uma série de problemas técnicos que podem ir desde uma instabilidade de ambiente a problemas de segurança. Arquitetos de cloud está para cloud assim como um engenheiro/arquiteto está para uma casa, você até faz uma casa sem arquitetos e engenheiros, mas muito provavelmente pagará um preço muito caro no futuro próximo.

Então como eu posso me resguardar que além de ter uma cloud que me propõe previsibilidade na fatura como por exemplo dólar fixo, terei minha arquitetura Ferrari na cloud?

 

“Uma arquitetura mal desenhada trará problemas técnicos e financeiros para sua empresa”

 

Em primeiro lugar, você precisa ter ao seu lado uma equipe com experiência em cloud ou um parceiro especializado. A jornada para nuvem apesar de parecer simples para alguns serviços, ela poderá trazer uma verdadeira dor de cabeça financeira e principalmente técnica, então sugiro que não se aventure se for criar um projeto corporativo sem um parceiro, a não ser que tenha uma equipe interna com conhecimento comprovado em projetos na cloud.

Em segundo lugar, se sua empresa tem um orçamento e precisa respeitar esse orçamento, evite se for possível migrar seu ambiente para uma nuvem que não lhe garanta previsibilidade na fatura, ou seja, faturas em dólar ou serviços em cloud a qual não conseguirmos previsibilidade, muito provavelmente lhe trará um aumento substancial ao seu orçamento ao longo do período.

 

“Debata com seu parceiro, peça para ele apresentar arquiteturas de projetos similares, isso ajudará no processo até chegar a arquitetura ideal”

 

Em terceiro lugar, pesquise, mas pesquise muito um parceiro que tenha experiência em projetos de cloud. Peça a ele suas referências, ligue para seus clientes e pergunte se tiveram uma boa experiência com eles, se a previsão financeira com base na arquitetura inicial desenhada pelo parceiro se manteve dentro do prometido ao longo do período. Não estou considerando o aumento de custos por ter nascido novos projetos de cloud na empresa.

Em quarto lugar, faça um levantamento detalhado da sua infraestrutura atual antes de iniciar uma conversa sobre migração para cloud, analise o que tem em mãos hoje, debata com a sua equipe de infra os atuais problemas e como a cloud poderá ajudar, e só depois leve o assunto de cloud adiante, isso lhe dará uma boa base para debater com o mercado a possibilidade de fazer um moving to cloud da sua infraestrutura atual.

 

“Não fique apenas no primeiro desenho de arquitetura em cloud apresentado”

 

Em quinto lugar e pra mim o mais importante, não assine um projeto de cloud sem debater sobre a arquitetura de cloud que está sendo apresentado para sua empresa, gaste o tempo que for necessário para analisar essa arquitetura, peça alternativas de arquiteturas, não aceite a primeira apresentada.  Um bom projeto de cloud deve ter pelo menos 2 ou 3 arquiteturas desenhadas e apresentadas ao cliente, quando ouvimos de clientes que suas contas não batem é porque muito provavelmente na fase de análise da arquitetura, a mesma não foi exaustivamente debatida. Então para se ter uma arquitetura Ferrari com um custo atraente, você vai precisar debater muito todos os pontos técnicos apresentados pelos especialistas e posteriormente o financeiro.

 

 

Exemplo de Arquitetura em Cloud

 

Lembrem-se de uma coisa, as questões financeiras estão atreladas diretamente a arquitetura técnica que foi proposto e vice-versa. Por mais que você tenha uma nuvem que lhe garanta a previsibilidade em reais com faturas fixas, se você não tiver uma arquitetura aderente ao seu business você terá custos excedentes mensalmente, pois será preciso mudar a rota inicialmente projetada, tendo a necessidade por exemplo de aumentar recursos computações que não foi previsto na arquitetura atual.

Então meus amigos, uma Arquitetura Ferrari na Cloud, nada mais é do que você ter uma arquitetura segura, rápida e previsível como uma Ferrari, porém dentro da realidade financeira da sua empresa, ou seja, um projeto de cloud com uma arquitetura que lhe traga segurança técnica e esteja dentro do seu orçamento .

 

Eu sou Luciano Santana, Co-Funder at GONube | Dir. Comercial e apaixonado pela TI há mais de 30 anos.

http://www.linkedin.com/in/luciano-santana-cloud

gonub depoimentos
Nosso trabalho
reconhecido por eles

Acompanhe os depoimentos de alguns clientes e parceiros que confiaram em nosso trabalho