Nossos
Conteúdos

Artigo: Por que fazer uma Arquitetura de Infraestrutura Cloud?

 

Algo que muitas empresas, na corrida pelo tempo, acabam ignorando: garantir uma arquitetura adequada às necessidades do seu negócio. 

Mas, o que é uma Arquitetura de Infraestrutura de Cloud?

Fazendo uma analogia com a construção civil, para se construir um prédio, faz-se necessário a criação de um projeto arquitetônico que é elaborado por um profissional qualificado, e é composto por alguns documentos, tais como: planta baixa, projeto estrutural, projeto elétrico, hidráulico, memorial descritivo dos materiais, perspectiva em 3D, dentre outros.

 

Eventuais erros durante a criação desse projeto poderão ter grandes impactos na qualidade e no cumprimento do objetivo da obra, por isso, é gasto tempo na sua elaboração e na validação do projeto junto ao cliente. Abaixo, consta um exemplo de uma planta baixa de um projeto de arquitetura. 

 

 

 

O desenho de uma Arquitetura de Infraestrutura de Cloud, assim como um projeto arquitetônico requer a necessidade da realização de levantamentos do atual ambiente de infraestrutura de TI do cliente, bem como um criterioso estudo feito por profissionais especializados, chamados de Arquitetos de Cloud, que assim como a planta baixa de uma casa, elaboram um desenho (arquitetura) capaz de demonstrar todos os componentes que compõe a infraestrutura de TI, possibilitando a melhor compreensão, ajustes e a homologação do cliente no que tange estar aderente para subsidiar o seu negócio.

 

 

Não é difícil encontrar empresas que fazem a sua migração para Cloud, levando seu ambiente on-premise exatamente como ele é. Porém nem sempre são alertados e orientados sobre os riscos e consequências que uma migração dessa forma pode gerar. Dedicar tempo à arquitetura dos seus ambientes é pensar não apenas na migração em si, como também no longo prazo, é pensar na competitividade do seu negócio. 

 Exemplo de projeto de arquitetura de Infraestrutura de TI, elaborado pelo Arquiteto de Cloud: Caio Peres Staub da GONube

 

Você construiria um prédio sem a elaboração de um projeto arquitetônico? Imagino que a resposta seja não, nesse sentido, como falamos, porque fazer uma migração sem uma Arquitetura de Infraestrutura de TI?

 Ao longo desses mais de 5 cinco anos da GONube atuando em Cloud, nos deparamos com casos de empresas que não tiveram sucesso na sua migração, ao buscar o entendimento dos fatores de insucesso, constatamos que na sua grande maioria o fator em comum era a falta da elaboração da arquitetura de infraestrutura de TI, pois, a “facilidade” da Cloud faz muitas empresas associarem essa característica à não necessidade de: fazer esse essencial estudo. 

 Então não economize tempo e energia na hora de construir a arquitetura dos seus ambientes visando a migração para a nuvem. Avalie todas as necessidades do seu negócio e construa uma jornada que te possibilite retorno não apenas no curto e médio prazo, mas principalmente no longo prazo, contemplando os ganhos técnicos e financeiros. 

Equipe GONube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

gonub depoimentos
Nosso trabalho
reconhecido por eles

Acompanhe os depoimentos de alguns clientes e parceiros que confiaram em nosso trabalho